viernes, abril 23, 2010

Había una vez una Conferencia

En el mes de marzo se organizó la II Conferencia Nacional de Cultura de Brasil en Brasilia. Entre muchos otros temas, por primera vez fue debatida la cuestión del diseño. Así lo cuenta el Centro de Design de Paraná en su boletín mensual:

Ana Brum, coordenadora de projetos do Centro de Design Paraná, representou a região sul do Brasil, no grupo de delegados setoriais de design, durante a II Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília (DF), de 11 a 14 de março. Pela primeira vez, o design foi debatido nesse evento, cuja proposta é envolver a comunidade na elaboração de políticas públicas. Os debates, que reuniram 883 delegados de diversas áreas culturais, geraram 32 estratégias prioritárias e 95 prioridades setoriais. As demandas de design destacaram a necessidade de criação de centros de memória para a atividade; a validação dos direitos do cidadão ao design universal (Decreto Federal nº. 5.296/2004 e NBR 9050/ABNT); a elaboração ou fortalecimento de incentivos fiscais a organizações e projetos que invistam no design, especialmente com foco em desenvolvimento sustentável; a inserção da área como item financiável do Fundo Nacional de Cultura; e a garantia de participação institucionalizada do setor em todas as instâncias do Sistema Nacional da Cultura.

La Conferencia tuvo una completísima presencia en Internet y hay un montón de material disponible en su web. Sé que siempre estoy con la misma cantinela pero igual lo repito: ¡Qué envidia! Aparentemente el cierre de la Conferencia fue memorable:


No hay comentarios.: